Shopping Downtown: (21) 2494-6656 | Norte Shopping: (21) 2143-3339

EXAMES E PROCEDIMENTOS

Acuidade Visual Potencial à Laser (PAM)

Avalia o potencial de visão do paciente. É indicado para todo paciente que, por alguma razão, não alcance boa visão ao exame de refração. É realizado principalmente em pacientes que irão submeter-se à cirurgia de catarata.

É um exame indicado para pacientes com baixa acuidade visual e que realizarão a cirurgia de Catarata. Avalia o potencial de visão em caso de cirurgia e para sua realização é necessária a dilatação das pupilas.

Avaliação de Senso Cromático

Várias doenças podem comprometer a percepção das cores que são analisadas através de testes específicos (Ishihara, HRR). Defeitos congênitos (como daltonismo) e doenças do nervo óptico causam confusão no eixo verde/vermelho e doenças adquiridas na mácula tendem alterar a percepção de azul/amarelo.

Biofotografia

Fotografia e filmagem da córnea.

Campo Visual Computadorizado

Avalia o campo de visão dos pacientes. O exame consiste em se apresentar estímulos luminosos em diferentes regiões do campo de visão para que sejam detectados pelo paciente.

Doenças como Glaucoma, doenças retinianas e do sistema nervoso central.

O paciente fixa o olho em um ponto central sem movimentá-lo e dá informação do que está acontecendo através de uma campainha orientada.

Avalia o campo de visão central e periférico, identificando alterações ou redução da sensibilidade visual. Na foto da esquerda, exame com campo visual normal e na foto da direita, campo visual com alteração de glaucoma.

Ceratometria

É um exame que determina a curvatura da córnea em sua região central, tomando-se como bases dois eixos ortogonais entre si em 90°. Identifica o eixo e o grau do astigmatismo.

Curva Tensional Nictemérica (CTN)

Indicado no diagnóstico do glaucoma. O exame consiste em 5 a 6 medidas da pressão ocular realizadas durante o dia.

Ecometria

Realiza a topografia da córnea e a biometria mais precisa do que a biometria ultrassônica. Calcula automaticamente a lente que deverá ser implantada durante a cirurgia.

Estereofoto de Papila

É o registro fotográfico de alterações de disco óptico ou papila.

Fotografia Clínica

Uso da fotografia para documentação e acompanhamento de casos clínicos.

Gonioscopia

Mostra qual o aspecto do ângulo formado entre a córnea e a íris. É importante para definir qual o tipo de glaucoma e determinar a estratégia de tratamento. Além disso, é indicado para estudo de tumores de íris, de trauma ocular ou suspeita de outras anormalidades.

Mapeamento Retiniano

Permite a análise de todas as estruturas da retina, nervo óptico e vítreo, inclusive alterações na periferia da retina. Muito importante em pacientes míopes, mais susceptíveis a degenerações periféricas, diabéticos, hipertensos e naqueles com queixas de moscas volantes ou fotopsia.

Microcirurgias oculares em Day Clinic

O Day Clinic é perfeito para pacientes que tenham realizado cirurgias de rápida recuperação. A microcirurgias oculares não exigem internação: o paciente volta para casa no mesmo dia.

Microscopia Especular (sem contato)

Através de um aparelho computadorizado e de não-contato ocular, avalia-se a camada mais importante da córnea, chamada de endotélio corneano. É importante como exame complementar no pré e pós-operatório de catarata, cirurgias refrativas, uso de lentes de contato e doenças corneanas.

Paquimetria (óptica, ultrassônica)

Consiste na medida da espessura corneana para planejar a cirurgia de miopia, astigmatismo e hipermetropia, além de avaliar a evolução da espessura corneana em doenças da córnea.

Refração computadorizada

É um exame que de forma muito aproximada nos quantifica a refração de um paciente. Toma como dados a distância ântero-posterior de um olho, a curvatura da córnea e os índices de refração dos meios como córnea, cristalino, humores aquoso e vítreo e tem como variável a acomodação do paciente.

Tela de Amsler

É um teste para avaliar se o paciente é portador de alterações na mácula, tração e cicatrizes. Solicita-se ao paciente que fixe seu olhar um ponto central de um conjunto de linhas quadriculadas. Se enxergar as linhas onduladas ou com falhas é sinal de alterações na mácula e exames adicionais são necessários.

Teste de Lente de Contato

Conjunto de exames que envolve o teste com lentes de prova para selecionar a lente de contato mais adequada para cada paciente. A multiplicidade de qualidades de lentes de contato disponíveis no mercado requer um trabalho de adaptação, de acordo com o caso, por exemplo, após cirurgia refrativa, para leitura, multifocais, coloridas, em ceratocone, após transplante de córnea, etc.

Teste de Rosa Bengala

Rosa bengala é um corante que é instilado no olho e que permite avaliar o grau de sofrimento das células superficiais da córnea e da conjuntiva pela baixa proteção do filme lacrimal.

Teste de Schirmer

É um teste para avaliar a produção de lágrima. Uma pequena fita de papel é colocada sob a pálpebra inferior e a quantidade de umedecimento é medida. É fundamental quando se suspeita de olho seco.

Teste de Sensibilidade ao Contraste

É um teste que analisa a qualidade da visão em diferentes níveis de iluminação. Uma redução da acuidade de contraste pode ocorrer em várias doenças oculares, como doenças da córnea, cataratas e doenças degenerativas da retina.

Teste de Sobrecarga Hídrica

É um exame auxiliar no diagnóstico do glaucoma. Através dele é simulada uma situação de sobrecarga hídrica, quando é medida a pressão ocular. Este teste detecta o valor do pico pressórico ao longo do dia.

Tonometria

Consiste na avaliação da pressão intraocular e é realizado durante a consulta de rotina.

Topografia Corneana

É um exame fundamental na avaliação dos astigmatismos corneanos e outras alterações de superfície. Está indicado para os candidatos à cirurgia refrativa, no planejamento das incisões na cirurgia de catarata e das incisões da lente intraocular tórica (posicionamento do astigmatismo).

Yag Laser

O Yag Laser tem como grande aplicação a abertura da cápsula posterior opacificada através da limpeza da superfície da LIO. São também usadas para iridotomias periféricas em pacientes com câmara anterior rasa e, em alguns casos de glaucoma. O procedimento é rápido, realizado com colírio anestésico, não necessitando de repouso, permite que o paciente retorne às suas atividades normais no mesmo dia.

Ligue e agende seu exame agora mesmo!